Para Angola e Para o Mundo

Fest Show Navaye

Vlado Coast &
Convidados

Vamos eliminar a Hanseníase

A Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.

A Transmissão
A Hanseníase é transmissível através da respiração. Mas esse contágio tem algumas características especiais: A pessoa, com a doença, sem tratamento e na forma transmissível da doença e um convívio prolongado com esse indivíduo. Tão logo seja iniciado o tratamento a doença deixa de ser transmissível. É por isso que é importante diagnosticar a doença logo no início.Ninguém que tenha a doença precisa se afastar da sociedade, nem deixar de trabalhar ou ficar perto de sua família.A maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível sócio-econômico, a desnutrição e a superpopulação doméstica.
Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos.

Hanseníase tem Cura?
A hanseníase tem cura. Os portadores da doença que, até a década de 70, eram excluídos do convívio social e condenados ao confinamento em colônias, hoje recebem remédios de graça e se tratam em casa, com acompanhamento médico nas unidades básicas de saúde.
O tratamento dura, em média, entre seis meses e um ano. Mas o caminho até a eliminação em nível nacional é longo. É necessária a mobilização da sociedade, formação adequada de profissionais de saúde e empenho dos governantes, na avaliação de Artur Custodio, coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela hanseníase (Morhan), entidade com mais de duas décadas de atuação e 100 grupos de voluntários em todo o país.

Assista – Participe – Patrocine

O referido Projecto VLADO COAST & CONVIDADOS foi criado para percorrer todas as províncias angolanas, levando o trabalho e o talento do músico e compositor angolano, do Cunene, que canta em seu idioma natal Kwanhama e é conhecido no cenário musical internacional. No Show, Vlado Coast traz um convidado nacional ou mesmo internacional e juntamente com artistas locais promove a arte angolana, levando-a para inúmeros países do mundo, através de sua rede de contactos.

DOAÇÕES PARA O LEPROSÁRIO OIFIDE – ONDJIVA – CUNENE
A instituição controla 110 pessoas já curadas, mas com sequelas da doença e cinco em fase do tratamento. A Leprosaria de Oifidi foi construída em 1972, actualmente as suas instalações encontram-se degradadas uma vez que nunca se beneficiou de obras de restauro. O Centro de Leprosaria tem capacidade para albergar mais de 300 doentes e possui residência, posto médico, economato e controla neste momento 14 doentes em estado de convalescença. De realçar que o programa de luta contra a lepra no Cunene controla 395 pessoas curadas.

Confirme sua Presença no Evento do Cunene

AGENDA – FEST SHOW NAVAYE
Vlado Coast & Convidados

FEST SHOW NAVAYE no Cunene
24 de Fevereiro de 2018 – Sábado
O Projecto inicia-se pela Província do Cunene, onde Vlado nasceu e bimestralmente / trimestralmente irá ser realizado de província em província.

ASPECTO SOCIAL DO PROJECTO
Entrada: 1 kg de alimentos não perecíveis.
No Cunene, os alimentos e demais doações arrecadadas serão utilizadas para auxílio aos leprosos do Leprosário Oifidi.

ATRAÇÕES:
Vlado Coast
Mestre Vangui
Artistas Locais:
Mário Single,
Projecto Mapa,
Makmed,
Jess Stunner ,
Turma Fation,
Mauro Song,
Yola Narcy,
Benito Kwanhama,
Jassy Queen,
Gelson Taby.

LOCAL:
Ondjiva – Capital do Cunene
Hotel Bulete Salu

Contagem Regressiva

PATROCINADORES