A Importância de se participar da InnovaCities
1- O que é o InnovaCities?
Trata-se de uma Feira itinerante já realizada no Estado do Espírito Santo, Paraná e na África, e reproduz um Ecossistema de Inovação aberta mais diversificado do mundo, onde Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inventores, Cientistas, Estudantes e Professores de todas as áreas e níveis, Startups, Empresas de todos os segmentos e órgãos governamentais têm a possibilidade de interagir entre si, receber capacitações em palestras e workshops, exibir seus projetos, estabelecer parcerias, buscar investimentos e realizar negócios.
2- Por que participar?
Trata-se de uma oportunidade única e gratuita de conseguir ter um contato direto com o público-alvo do seu projeto, validar e aperfeiçoar o modelo de negócios e a inovação apresentada além de buscar parcerias com outras Instituições e pessoas com outras competências para o processo de Pesquisa e Desenvolvimento.
3- Todos os cursos podem participar?
Sim! O InnovaCities é um evento trans-intra e multidisciplinar, ou seja, em todo o
processo de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) são requeridas as mais diversas competências. Para transformar uma ideia em negócio são necessários Engenheiros, Desenvolvedores de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação e Designers (Prototipagem); Administradores (Plano de Negócio); Comunicação, Propaganda e Marketing (Plano de Marketing); Advogados (Proteção da Propriedade Intelectual); Médicos, Médicos Veterinários, Agrônomos, Engenheiros Florestais, Biólogos etc. (Consultores em Inovações Tecnológicas), Ciências Sociais e Humanas (consultores em Inovações e Tecnologias Sociais), entre outros. Lembrando que para criar uma inovação não é necessário nenhum talento especial, mas somente
possuir uma característica: ser um “Insatisfeito Produtivo”, ou seja, buscar
problemas em todas as áreas e trabalhar na busca de soluções sustentáveis,
inovadoras e que agreguem valor à sociedade sob o ponto de vista econômico, social e/ou ambiental.
4- Benefícios para as Instituições participantes:
– Visibilidade nacional e internacional dos projetos apresentados. O evento já está sendo visualizado por pessoas de mais mais de 70 países emhttps://www.ifia.com/ifiaevent-schedule. Consulte os eventos do mês de outubro.
– Pontuação junto ao MEC pela organização de atividade de extensão.
– Diferencial competitivo com aumento do potencial de captação de alunos por
propiciar aos alunos a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
– Prática da Inovação aberta com possibilidade de atração de investimentos com
criação de fonte de recursos para pesquisas e participação em royalties de patentes desenvolvidas a partir dos projetos criados internamente.
– Incentivo à criação de novos negócios gerando impostos, aumentando o nível de empregos e movimentando a economia resultando em melhoria de vida para a população em geral.
4- Benefícios para os alunos:
– Vivenciar a experiência profissional junto à empresários, startups e desenvolver os talentos, competências e atitudes indispensáveis a todos aqueles que desejam desenvolver o seu espírito empreendedor, mesmo que não venham a se tornar empresários.
– Certificação internacional para os participantes com chancela da IFIA.
– Visibilidade nacional e internacional para os projetos apresentados.
– Possibilidade de captação de recursos para o desenvolvimento, industrialização, distribuição e comercialização dos projetos apresentados.
– Ampliar sua rede de relacionamentos proporcionando a criação de oportunidades para serem contratados por empresas após a como estagiários ou como funcionários por terem oportunidade de apresentar seus talentos e talentos e competências.
5- Benefícios para os professores:
– Vivenciar a experiência do mercado e proporcionar aos seus alunos uma nova visão sobre como as disciplinas podem ser aplicadas na solução de problemas tornando o estudo mais atrativo e motivador, facilitando, deste modo, a transmissão dos conhecimentos e melhorando o desempenho dos alunos.
– Enriquecer o currículo pela apresentação em uma feira com chancela internacional, além da possibilidade de despertar em investidores e empresários o interesse no financiamento de projetos.
– Ampliar sua rede de relacionamentos proporcionando a criação de oportunidades para serem contratados por outras de instituições de Ciência e Tecnologia ou empresas como consultores e desenvolvedores de inovações.
6- Principais atividades:
– Mostras de inovações Acadêmicas, de Empresas e do Ensino Médio.
– Palestra Sebrae de Empreendedorismo e de Captação de Recursos.
– Workshops IFES de Robótica e programação de Games.
– Hackathon: Maratona de desenvolvimento de soluções em TIC para Educação.
As inscrições para as atividades do InnovaCities podem ser realizadas de forma online e gratuita acessando o link www.dataci.es.gov.br/innovacities
AGUARDAMOS VOCÊS PARA COMPARTILHAR ESTA EXPERIÊNCIA ÚNICA!