Educasat World

Projects & Development
Projects & Development
  • Home
  • Educasat
    • Briefing
    • Clientes
    • EFA – English For All
    • Francês
    • Parceiros
    • Representações
      • Truckvan For Africa
    • Testemunhos
    • Telemarketing
      • Formulário Estudo de CASO
    • OBA!
    • Business
      • Turismo
      • Fest Show Navaye
      • Angolan Dental
  • Serviços
  • Export Educasat
  • Blog
  • Contatos
Home
|
Carie NOT
|
Cárie Not, de onde vêm esta força e este grande amor pelo povo angolano ?

Cárie Not, de onde vêm esta força e este grande amor pelo povo angolano ?

May 21, 2018 by Celso Salles Carie NOT
0
Sorria Angola Team-72

“A resposta a esta pergunta é muito simples. O que marca a maioria, se não a totalidade dos Membros da Cárie Not são suas histórias de vida. A maioria repleta de desafios. A saúde em Angola vai passar por um crescimento vertiginoso, isso é inevitável. Não basta formar médicos, precisa se criar condições de trabalho. O povo pobre, por exemplo não pode de forma alguma ser abandonado. Políticas e mais políticas de saúde pública precisam ser criadas e com emergência, pois não podemos perder crianças, jovens e mais velhos para doenças e males facilmente elimináveis. O que este Grupo Valioso de Jovens faz é digno de Prêmio Nóbel. Você que está lendo esta matéria poderá logo abaixo conhecer suas respectivas histórias de vida e constatar que, apesar de todas suas dificuldades encontram tempo para ajudar os que mais precisam.”

Celso Salles
Educasat World
Apoiador

Helder Florindo Sunguahanga-72
Dr. Helder Florindo Sunguahanga, nascido aos 6 de Junho de 1992 na província do Huambo. Médico Dentista (Clínica oral dente e geodente) e professor numa das escolas de Ensimo Médio de Saúde.
Primeiro filho, 8 irmãos.
De família Humilde. Sempre teve o apoio dos pais, mesmo com muitas dificuldades.
Membro da Igreja Adventista do sétimo Dia.
Fez o seu ensino primário, básico e médio sem saber o que fazer no ensino superior.
Aos 12 anos começou a ter inclinação pela música (produção) e aos 16 anos gravou o primeiro CD do grupo musical gospel AVENTUREIROS da igreja Adventista do Sétimo Dia de Bereia.
Ainda aos 16 anos se apaixonei por programação e fez uma história até aos 17 anos.
Aos 17 anos fez a sua inscrição no curso de Medicina Geral na Universidade Jean Piaget Angola, aí seu nome saiu na Medicina Dentária. Mas ele sabia que Deus estava lhe conduzindo, sempre sentiu a Presença Dele, sabendo que Deus tinha um Plano para ele.
Começou então o curso de Medicina Dentária, encontrou muitas dificuldades pois estava vindo do ensino médio e não tinha muita responsabilidade pelos estudos. No terceiro ano começou a atender os meus primeiros pacientes na clínica acadêmica Piaget Angola, sempre foi muito atencioso com os pacientes e percebia que esta era uma dádiva vinda de Deus.
Descobiu então que os pacientes apareciam na clínica com lesões bucais em estado muito avançado, aí procurou saber o porquê. Descobriu que as pessoas não tinham informações ou conhecimentos sobre saúde bucal preventiva. Aí começou a administrar palestras nas igrejas, escolas e creches. Em 2013 começou o projecto levando Saúde Bucal (PLSB) e com a cobertura da Rádio Viana passou por muitos locais para falar sobre a Saúde Bucal. Em 2014 o projecto ganhou palco e começou a ser muito solicitado para falar sobre Saúde Bucal preventiva em especial nas igrejas. Em 2015 a convite da ADRA INTERNACIONAL representada em Angola, houve a necessidade de expandir o projecto, aí, muitos colegas uniram-se ao projecto, e o PLSB passou para CÁRIE NOT, já não um projecto e sim uma realidade, uma Associação de jovens e para além de palestras começaram a fazer consultas.
Hoje o CÁRIE NOT é um grupo, uma família com objectivo de ajudar o próximo. Helder Florindo Sunguahanga entende então o plano que Deus sempre teve consigo.
Hoje é um Médico com uma carreira divina. Em todos os tratamentos que faz sente a presença de Deus operando.
Tem estado a desenvolver Programas de Saúde Bucal preventiva em meios de comunicação massiva como TPA1, PALANCA TV, RADIOS (VIANA, LUANDA, TOCOISTA, CACUACO, UNIA).
Sempre solicitado para Orientar trabalhos de Monografia (co-tutor), Voluntário da ADRA INTERNACIONAL.
Tudo que ele é, é graças a Deus e os Pais.
Muitos dizem que é um bom profissional, mas ele se acha apenas muito atencioso.
Helder Florindo Sunguahanga diz sempre: os Médicos trabalham, mas é Deus quem Opera.

 

Lando Berenice José Pembele-72

Dra. Lando Berenice José Pembele, Filha de Moises Pembele e de Maria Eugénia, nascida no dia 14 de Setembro de 1991 (atualmente com 26 anos). Angolana da Província de Luanda, Bairro Da Mabor, Município do Cazenga, Solteira, se formou pela Universidade Privada de Angola (UPRA). Formou-se em Odontologia. Teve muitas dificuldades, sofreu discriminação por ser filha de bakongos. Lhe chamavam de Langa e atrasada. O seu pai sempre apostou em sua formação,  no entanto era obrigada a pedir favores para poder fazer as provas. Agradece a uma colega, Irene Pina, que lhe deu por empréstimo o material dela. Agradece a ajuda da sua mãe e do seu ex namorado, Manuel da Silva que lhe ajudaram e contribuíram para ela poder comprar os materiais. Andou várias vezes a pé, da universidade para casa, sem falar das horas extras que era obrigada a fazer por causa dos trabalhos escolares e exames, saiu várias vezes da universidade tarde (22h), o pior disso é que o seu pai não acreditava nela e lhe tratava com nomes horríveis. Hoje ele nota que ela não perdia noite por perder, e nem chagava tarde em casa por caprichos, mas porque estava atrás da sua formação. Depois de terminar a sua formação, decidiu passar a ajudar as pessoas que necessitavam. Participou em algumas campanhas solidárias até conhecer a Cárie not, em especial o Helder e pediu para fazer parte dessa Associação. Actualmente é professora de um Instituto de Saúde, Membro efectiva da Cárie not e Palestrante.

José Domingos Francisco-72
Dr. José Domingos Francisco, mais conhecido por Marilson, vem de uma família humilde, nascido no bairro da Terra Nova, Distrito do Rangel, Viveu com a mãe até os 14 anos, Na época, Dr. José Domingos e sua mãe não tinham um local fixo para morar e trocavam sempre de residência, o que dificultava os seus estudos. Muitas vezes passaram fome. Viviam em apenas um quarto pequeno onde fazíam de sala, cozinha e quarto para deitarem. Depois sua mãe teve que lhe mandar viver com o seu pai, devido a falta de meios para pagar seus estudos, onde na altura tivera sido aprovado para 9ª classe, em que naquela altura ainda era ensino médio, mas que não teve muito êxito porque as instituições não aceitaram sua candidatura, porque tinha uma idade inferior para ingressar no ensino médio. Teve que ficar 1 ano em casa para atingir a reforma e no ano a seguir conseguiu fazer a 9ª classe, mas já não como ensino médio, mas sim como ensino secundário. Depois de concluir o ensino médio onde saiu como um dos melhores da sua turma, fez o teste na Universidade Jean Piaget no Curso de Medicina Dentária onde nunca foir fácil, desde o tempo de clínica na mesma instituição, nunca teve possibilidades de comprar materiais, tendo que pedir ajuda aos colegas que eternamente é grato pelo gesto solidário que eles sempre tiveram com ele. Nunca teve possibilidades de comprar um livro de medicina, porque são caros e seus pais nunca tiveram a possibilidade de comprar um. No acto de provas tinha que esperar sua tia até às 0 horas, quando ela terminava de estudar, tirava-lhe os livros e ficava a ler até às 4h. As 6h levantava e iria fazer prova. Hoje está na reta final do seu curso. Glorifica a Deus por nunca ter sido fácil. Hoje é casado, tem uma filha linda, está desempregado e não está ser nada fácil. É Coreógrafo. Graças a Dança e ao seu jeito de aprender rápido as coisas consegue dar a sua família um pão para comer e ver sua filha crescendo com amor e saúde.
Entrou na Cárie Not porque sempre gostou de ajudar as pessoas onde seu maior defeito é o de preocupar-se mais com as pessoas do que consigo mesmo, e com a Cárie Not sempre estará, porque seu objetivo é inibir a cárie em toda a população.
É o único filho da sua mãe e o primeiro do seu pai e, dos 3 filhos que seu pai tem, é o único que está na universidade.

 

ISAIAS CHIPENDE DE OLIVEIRA-72
Dr Isaías chipemde Oliveira, filho de Eliseu Oliveira e Adelaide chIpemde, casado pai de 2 filhos quarto irmão numa hirarquia de 9 com 5 meninas e 4 rapazes, natural da Província do Bié, onde começou a formação acadêmica, depois de terminar o ensino médio no IMS instituto Médio de Saúde, na área de enfermagem. Trabalhou também com os Médicos Sem Fronteiras, como voluntário na Província do Bié. Assim que terminou a guerra, teve a necessidade de se deslocar para Luanda para dar continuidade nos seus estudos. Sabia que seria muito difícil, devido a sua situação financeira e só teve um caminho a seguir, arranjar um emprego primeiro. Começou como ajudante de pedreiro e eletricista e depois ingressou nas fileiras do Ministério do Interior, concretamente na área da saúde. Em seguida foi atrás dos seus objetivos, se inscrevendo na universidade Jean Piaget, onde está a terminar a sua licenciatura em medicina dentária. Defende a sua Monografia este ano de 2018.
Como um dos fundadores da Cárie Not juntamente com o Dr Hélder que foi quem tevê a ideia, deu a continuidade de um sonho que já havia nascido nos Médicos Sem Fronteiras e criou uma grande família, com a finalidade de levar o amor a todos aqueles que precisam. No país não haviam recursos, mas com muita vontade começou a dar palestras nas escolas, até formar essa grande família que tanto se orgulha. Já os chamaram vários nomes no princípio, mas nunca perderam o foco pois, quando se trata de dar amor a quem precisa lá está a Cárie Not.

 

Germana Inês Mayeke-72

Dra. Germana Mayeke, nascida aos 13.03.1985, filha de Olímpio Mayeke e de Laurinda Domingos Mayeke, natural da Província do Huambo. Tem 7 irmãos. É a mais velha, médica dentista, vive maritalmente e tem 3 filhos. Fez o ensino primário da Província do Huambo com muitas dificuldades por causa da guerra. Mulher humilde e batalhadora, fez o ensino primário em Luanda e médio também, formando-se no instituto médio da educação e no ensino superior em odontologia, na universidade Jean Piaget de Angola, com muitas dificuldades mas graças a Deus conseguiu. Já preparou o trabalho do final de curso e dentro em breve o defenderá. Já deu aulas em alguns colégios, mas por causa da universidade teve que parar e começou a vender yogurte caseiro aos colegas da universidade, para assim poder cobrir algumas nescessidades. Teve a sua primeira filha aos 17 anos e os outros dois durante a sua formação na universidade, que não foi fácil por causa da carga horária. Começou com aulas práticas no terceiro ano. A Associação Cárie Not é uma das coisas que lhe comoveu bastante, porque é uma família sem igual. A princípio as colegas diziam, tens filhos, marido e universidade, como vais conseguirtrabalhar nesta Associação? Mas ela não mediu esforços, pois estava disposta a ajudar o próximo. Teve alguns desentendimentos com o esposo a princípio, mas depois ele passou a lhe ajudar e a dar a sua contribuição. Agradece muito o esforço do Dr. Hélder Florindo que tornou-se um irmão para ela e a todos os demais membros que são sua família. Já foi convidada para a Palanca TV, TPA 1 Janela Aberta e na Rádio Viana. Agradece a Deus por se tornar o que ela é, ou seja, uma mulher muito forte.

Candida Chililuca-72

Dra. Candida Tchililuca vem de uma família humilde, os pais não podiam pagar seus estudos superior, concorreu em uma bolsa e conseguiu. Na época já tinha o seu primeiro filho, mas nunca desistiu. No quarto ano parou devido a segunda filha e ficou um ano em casa cuidando dela. Voltou no ano seguinte e terminou. Não podia defender sua tese por carência de valores monetários. Pediu emprego lá mesmo na Faculdade e trabalhou três anos e meio como recepcionista na clínica dentária escola de lá. Juntou dinheiro e conseguiu seu diploma. Atualmente está desempregada, trabalhando apenas com a Associação Cárie Not. Como conseguiu se manter Mãe solteira ? Como ela diz, não foi fácil mas tem algo que a sustenta: SUA PERSISTÊNCIA, e também seus amigos irmãos e, parte da sua decisão de rescindir o seu contrato com universidade, foi mesmo para se dedicar mais nas actividades da Cárie Not . A Cárie Not é uma família que lhe acolheu e ela aceitou, porque faz parte dela ajudar. Faz parte dela sorrir. Faz parte dela ter alegria com a alegria de outrem.
Dra Cândida Tchililuca é irmã cassule de 7 irmãos (6 meninas e 1 menino) a primeira de todos a se licenciar, apesar das dificuldades, sempre teve o apoio de todos eles, seu pai é da Lunda Sul e sua mãe de Kuanza Sul mas ela e suas três últimas irmãs são de Luanda onde nasceram e cresceram.

Isabel Dos Santos Diogo-72
Manuel Henriques Canonguembi-72
Armindo Rúben da Conceição Fortunado-72
Dra. Isabel Dos Santos, filha de Gaspar Francisco Diogo e de Teresa Araújo dos Santos.
Nascida aos 4/8/1993 em Lunda. É a sétima filha, primeira menina depois de 7 rapazes
Tem 8 irmãos. Filha de pais humildes, estudante pré-finalista do curso de Medicina Dentária da universidade Jean Piaget. Por não nascer em um país ainda desenvolvido teve, ou tem tido muitas dificuldades para manter os seus estudos, visto que não é a única pessoa em sua casa a se formar, mas ela é a que mais gasta com materias e propinas.
Há alguns anos antes que ela crescesse, a família era muito farta, e o seu pai trabalhava com o governo de Malange, mas só bastou aparecer a guerra para as coisas ficarem completamente revertidas, a ponto de passarem por necessidades básicas.
Admira muito o seu herói, seu papa, o anjo enviado por Deus na terra, pela educação que ele passou aos seus irmãos, porque graças a essa educação e a vontade deles de a ver formada é o que a faz continuar na luta da licenciatura.
Tem tido dificuldades para a aquisição dos matérias por serem muito caros, mas com a graça de DEUS o apoio material nunca tem lhe faltado por parte da sua família, e por parte de uma grande amiga que a considero irmã: Dilma.
Sua família se sacrifica de tal forma, que mesmo que seja o último dinheiro da casa, eles preferem lhe dar para pagar suas despesas da Faculdade para que não haja uma possibilidade de atrasar a licenciatura, o que a emociona muito e até a faz chorar.
Como toda a formação não é fácil, já houve momentos que tinha que sair da escola à noite, e andar a pé, uma distância considerável por conta do dinheiro do táxi. Dado a dificuldade do dinheiro para o táxi resolveu procurar um emprego, onde trabalha até hoje, como professora nos cursos de saúde.
Fazer parte da Cárie not foi uma das suas conquistas, porque de certa forma ela sentia que tinha que servir a Deus e ao próximo, e a Cárie Not lhe deu essa oportunidade. Conheceu o Grupo por conta do Dr. Helder, na igreja, quando ele fez o convite para participar do Grupo.
Neste agrupado de gente, não é a Isabel, o Isaias, a Dilma, o Helder e etc. São todos uma família e vivem como família.
Ela costuma dizer que o mundo seria bem melhor se todos tratassem os outros como gostariam de serem tratados, e a Cárie Not está graças a Deus e cumprir esse legado.
Ela ama ajudar, ela ama se doar para os mais necessitados, ela ama ver sorrisos, por isso é que ela é Cárie Not.

 

Dr. Manuel Henriques Canonguembi. Médico Dentista, nascido aos 21.01.1980. Natural da Província do Namibe, filho de Bonifácio Canonguembi e Amêlia Malaquias. É o primeiro filho de 7 irmãos. Filho de pais humildes.
É casado com a psicóloga Angelina Canonguembi. Pai de 2 filhas lindas, Nelcha e Nelma. Fez o curso técnico de estomatologia na escola técnica de saúde do Namibe de 1999 a 2002.
No ano de 2003 começou a sua carreira como técnico de estomatologia no hospital provincial do Huíla (Lubango), tendo ganho várias experiências com alguns médicos expratiados naquele hospital. Sentiu logo cedo que o seu maior forte era ajudar as pessoas no campo da saúde bucal.
Não foi fácil, pois viu que precisava de mais, foi quando decidiu entrar para universidade Jean Piaget de Angola para dar continuidade aos seus estudos.
Durante a sua formação teve vários desafios, pois tinha deixado a esposa e as filhas na Huíla. Era obrigado em algumas vezes a abandonar os estudos para poder resolver alguns problemas familiares. As própinas da universidade eram mais caras que o seu sálario. Por experiência na área foi contratado pelo Centro Médico Graceland na área de estomatologia onde trabalhou durante 3 anos. Dr Henriques o Cota da Cárie Not conforme é carinhosamente chamado pelos colegas, devido a sua grande experiência na área de ondontologia, paciente e com grande vontade de aprender e ensinar os seus conhecimentos com os seus colegas, dedica-se ajudando em prol da camunidade.
Tem a cárie Not como uma família. É voluntário da Adra. É médico Missionário Adventista e Director da Clínica Dentária Adventista em Luanda.

Dr. Armindo-Rúben Fortunato nascido aos 16 de maio de 1993 em Luanda/Angola, bairro Hojya-Henda, filho de um pai mecânico e uma mãe professora, família humilde e pobre, posso dizer que nunca passei fome mas passei por muitas dificuldades principalmente pra poder me formar, aos 18 anos senti-me desafiado pelo destino ou pela vida quando perdi o meu pai, e logo pensai como eu vou fazer para pagar a Faculdade?
Graças a Deus consegui uma bolsa de estudos e estudei na Universidade Jean Piaget de Angola, tive apoio da minha mãe e tios que fizeram de tudo pra que eu pudesse terminar a Faculdade, sempre me esforcei para dar o meu melhor. Hoje com 25 anos sou formado e agradeço a Deus e a minha mãe por tudo.  É membro efetivo da Assossiação Cárie Not e da Assossiação Sorriso Gordo.

Dra Regina Cláudia Simba Muila-72
Manuel Penhor-72
Suzana Munto António Brás-72

Dra. Regina Cláudia Simba Muila, nascida aos 20.10.1993, filha de Timóteo Muila e de Ensel Simba Muila, natural da província de Cabinda, município de Cabinda, solteira , quinta filha no meio de 11 irmãos.
Sempre teve apoio familiar desde a infância até o momento actual.
Começou a sua formação académica no ensino de base na escola missionário Dom Paulino F. Madeca, o ensino médio no instituto médio politécnico João Paulo II no curso de ciências físicas e biológica.
Depois de concluir o ensino médio em 2012. Em 2013 teve a necessidade de deslocar a Luanda afim de dar a continuidade nos seus estudos; Neste mesmo ano com seus 19 anos de idade fez-se a inscrição no curso de medicina geral na universidade Jean Piaget em conta partida não houve sucesso por insuficiência de nota ; logo pensou -se na possibilidade de se inscrever na medicina dentária.
No princípio foi difícil adaptar-se ao novo curso, visto que a medicina geral era paixão dela desde pequena mais como tudo depende de Deus eu entreguei tudo a Ele. No começo do curso teve muitas dificuldades porque além de adaptar -se a nova província e aos novos costumes.
Foi na mesma época em que perdeu a sua Rainha( Mãe ) q era o seu suporte principal foi muito difícil superar a perda mas pela graça de Deus e o apoio dos familiares, amigos e colegas, consegui seguir adiante.
Hoje estudante pré-finalista da universidade Jean Piaget no curso de medicina dentária mesmo enfrentando dificuldades na aquisição dos matérias para as aulas práticas por serem muitos caros, mas pela graça de Deus tenho um Pai(Timóteo Muila ) que me apoia sempre que pode, agradeço todos os dias a Deus por ter uma família abençoada e um pai super presente e atencioso fazendo hoje papel de Pai e mãe ao mesmo tempo.
Hoje vive com seus irmãos distante do pai .Em casa é a mana mais velha e tem a responsabilidade de cuidar dos mais novos e da casa.
As palavras que mais a identificam são Amor, solidariedade, e fraternidade são palavras muito fortes, muitos esquecidas e pouco utilizadas no dia-a-dia. Sempre teve a vontade de fazer parte da Cárie not, porque sempre gostou de ajudar o próximo.
Conheceu o grupo através dos colegas e aí decidiu falar com o Dr . Hélder sendo Ele o líder do grupo. A organização recebe-a de braços abertos e hoje são todos uma família super Unidos.
A cárie not transformadores do mundo, tem a obrigação de fazer a nossa parte e dar ao mundo o nosso melhor.

Dr. Manuel Penhor, Licenciado em Psicologia Clínica-UniPiaget-Angola
Natural de: Kilamba Kiaxi
Província de: Luanda
Data de nascimento: 10 de Outubro de 1977

É um profissional muito humilde, dedicado e batalhador. Formou-se com muitas dificuldades.
Hoje é um profissional com muitas experiências.

Curso Básico de Enfermagem (1994-1996)
Curso Básico de Informática na optica de utilizador no Buta – Scool(2004).
Curso Básico Elementar da Cruz Vermelha (1996)
Curso de gestão das unidades sanitárias do nível um realizado na ENSPA em Julho/Agosto 2017.
Curso intensivo de comunicação e oratória realizado de 22/04 á 20/05/2018 na mediateca Ze Du no município de Cazenga.

Já foi Enfermeiro no Hospital Municipal do Kilamba Kiaxi (1997-1999)

Enfermeiro Chefe e de Banco de Urgência do Hospital Municipal de Ambriz (2005-2008)

Supervisor Municipal da Promoção de Saúde do Ambriz (2008-2009)

Chefe do Banco de Urgência do Hospital Municipal de Catete (2010- J aneiro de 2011)

Administrador do Centro de Saúde Nova Caxicane em Catete (Fevereiro de 2011 – data presente).

Sempre disponível para a Cárie not por ser uma Associação filantrópica e tem encorajado muito o Dr. Helder, PCA da Cárie Not e a toda equipa.
Ele diz que nunca viu um grupo de Jovens igual a equipa Cárie Not.

Suzana Munto António Brás , filha de João Brás e Isabel Fianca Tomé, nasceu aos 15/08/1992 natural de Cabinda. É a primogenita de sua mãe e terceira do seu pai e a primeira menina, cresceu com sua mãe e seu pai Pedro Tomé que muito ama e lhe ensinou tudo que sabe hoje. Cristã de paixão, humilde de caracter forte e simples, cresceu no bairro a luta continua. Fez o médio no Istituto Médio Politecnico João Paulo II no curso de ciências Fìsicas e biológicas.  Nasceu com paixão para Medicina, e nunca pensou em atudar em outra área. Licenciou-se na Universidade Jean Piaget no Curso de Médicina Dentária, onde foi destacada por ser a única aluna formada no seu ano recebendo diploma sozinha. A vida nunca lhe foi fácil, mas com força, coragem e Deus, conseguiu alcançar o seu grande sonho de ser médica, hoje é responsavel da Carié Not em Cabinda.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Reddit
Dr. Helder Florindo Sunguahanga – SORRIA ANGOLA by Cárie Not
Dra. Germana Inês Mayeke – SORRIA ANGOLA by Cárie Not
educasat
Celso Salles
Educasat World
Uma estrutura experiente, composta por profissionais altamente capacitados em suas respectivas áreas de ação. No Educasat World você encontra o que há de melhor para transformar o seu sonho em realidade.
MENU
  • Home
  • Educasat
    • Briefing
    • Clientes
    • EFA – English For All
    • Francês
    • Parceiros
    • Representações
      • Truckvan For Africa
    • Testemunhos
    • Telemarketing
      • Formulário Estudo de CASO
    • OBA!
    • Business
      • Turismo
      • Fest Show Navaye
      • Angolan Dental
  • Serviços
  • Export Educasat
  • Blog
  • Contatos
Siga-nos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube
  • Vimeo
  • Flickr
  • Instagram
Facebook
Educasat World © 2021.
Translate »